segunda-feira, 16 de abril de 2018

Revolução Inglesa


Antecedentes
No reinado de Elizabeth I (1558-1603) o país se desenvolveu muito, principalmente por causa do incentivo à expansão colonial inglesa (inclusive à pirataria). Mas com sua morte, não houve descendentes diretos, e seu primo, Jaime I (que era rei da Escócia) se tornou rei, dando início à dinastia dos STUART.
A Inglaterra no século XVII era uma monarquia absolutista, mas possuía um parlamento. Ou seja: o rei não podia tomar decisões sozinho como na França. Só quem possuía propriedades poderia fazer parte do parlamento, logo, a maior parte da população (camponeses e trabalhadores urbanos) não podiam influenciar nas decisões. Apesar do Parlamento, o rei detinha bastante poder: ele poderia convocar o parlamento quando quisesse, também comandava a Igreja Anglicana e as decisões militares.
Em 1628 os parlamentares aprovaram a PETIÇÃO DE DIREITOS, restringindo o poder do rei sobre os impostos e sobre o exército. O rei, Carlos I, não concordou e dissolveu o Parlamento, passando a governar com um Conselho Privado, que perseguia os opositores (que acabaram fugindo para a América).
Revolução Puritana(1649)
– Começou pela guerra civil
– O parlamento sugeria coisas ao rei, só que adquiriu muita força e queria limitar o rei
– Ocorreu um atrito entre o Parlamento e o Rei, e basicamente isto causou a Revolução Inglesa
– Irritado o rei Carlos I tomou a decisão de prender os comandantes do parlamento
do lado do rei: Nobreza anglicana e católica
do lado do parlamento: burguesia, camponeses e pobres
– a vitoria foi do parlamento
Regime Republicano (1649-1659):
Cromwell assume o poder do parlamento e fez muitas coisas, governou ate 1658:
• Formação da Comunidade Britânica (1651) – Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales foram unificados numa só república (chamada de Comunidade Britânica);
• Decreto do Ato de Navegação (1651) – todas as mercadorias importadas ou exportadas pela Inglaterra deveriam ser transportadas por navios ingleses. Seu objetivo era favorecer o desenvolvimento da marinha inglesa e dominar o transporte marítimo mundial.
• Guerra contra os holandeses (1652-1654) – O Ato de Navegação acarretou muito prejuízos aos holandeses, que obtinham grande lucro com o transporte marítimo de produtos coloniais para a Inglaterra. Os holandeses declararam guerra contra os ingleses, mas foram derrotados. A Inglaterra tornou-se, então, a maior potência naval
– Com o falecimento de Cromwell, quem assume o poder é seu filho Ricardo, que não gostava muito de politica, ficou por pouco tempo pois o parlamento retirou seu poder.
Revolução Monárquica (1660-1688):
Carlos II filho do Carlos I que morreu, assume o trono, não o poder pois ele tinha que ouvir o parlamento
Jaime II (irmão de Carlos II) assume o trono, mas não aceitava a ideia do parlamento interferir no poder, defendendo a volta do absolutismo
– A partir deste momento ocorreram novos conflitos
Revolução Gloriosa (1688)
– temendo o restabelecimento do absolutismo, o parlamento decidiu tirar o poder do rei Jaime II.
– Maria Stuart, filha de Jaime II, e seu marido Guilherme de Orange lutaram contra o Jaime II e assumiram o trono, assinaram um tratado respeitando os poderes do parlamento e limitando o poder do rei.
– a partir de então “O rei reina e o parlamento governa”
Consequências :
– fim do absolutismo
– A lei sobrepõe o poder do rei em 3 poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário)
– Acaba o sistema feudal
– Inicio do capitalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário